O velório coletivo das vítimas do trágico acidente que resultou em nove mortes na BR-376, em Guaratuba (PR), está marcado para esta terça-feira, 22, em Pelotas. A cerimônia acontecerá na sede campestre do clube Centro Português 1º Dezembro. O horário ainda não foi divulgado.
O Ministério do Esporte está organizando o translado dos corpos das vítimas com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com a Aeronáutica, um avião C-105 Amazonas, pertencente ao 1º Esquadrão do 9º Grupo de Aviação - Esquadrão Arara, será utilizado para essa missão. O pouso em Pelotas está previsto para ocorrer a partir do início da tarde.
As vítimas do acidente incluem sete atletas, com idades entre 15 e 20 anos, além do coordenador do time e do motorista da van que levava a delegação para um torneio em São Paulo.
As vítimas do acidente são:
Oguener Tissot (coordenador), 43 anos, natural de Pelotas;
Samuel Benites Lopes, 15 anos, natural de São José do Norte;
Henry Fontoura Guimarães, 17 anos, natural de Pelotas;
João Pedro Kerchiner, 17 anos, natural de Pelotas;
Helen Belony, 20 anos, natural de Pelotas;
Nicole da Cruz, 15 anos, natural de Pelotas;
Angel Souto Vidal, 16 anos, natural de Pelotas;
Vitor Fernandes Camargo, 17 anos, natural de Pelotas;
Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos, natural de Pelotas.
Entenda o acidente:
A delegação voltava de São Paulo, onde participou neste fim de semana do Campeonato Brasileiro Unificado na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP), quando, na noite de domingo (20), foi atingida por uma carreta na BR-376, nas imediações de Guaratuba, divisa entre Paraná e Santa Catarina.
O projeto:
O Projeto Remar para o Futuro ocorre desde 2015 no município. Até o ano passado, o projeto já havia emplacado 12 atletas nas categorias de base da Seleção da modalidade.
O projeto promove, ao longo do período, a fim de apresentá-lo a adolescentes de 13 a 15 anos de idade da rede municipal de ensino, palestras, mostra de materiais utilizados na prática do esporte e relatos de alunos participantes, com dois processos seletivos anuais, abrindo 15 vagas por semestre. Conta com equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais de nutrição, fisioterapia, odontologia e educação física.
O projeto é uma parceria entre Prefeitura, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e clube Centro Português 1º de Dezembro.
Manifestações de autoridades e instituições:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte da delegação. "Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas", disse.
O governador Eduardo Leite (PSDB) disse que "esses jovens eram exemplos de dedicação, superação e orgulho para todos nós. Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo".
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) disse: "Eles partiram de forma inesperada, deixando uma dor imensa em todos nós. Que possamos encontrar consolo nas lembranças que eles nos deixaram, e na esperança de que seu legado de amor, determinação e companheirismo continue vivo em cada um de nós, inspirando nossas ações e nossas vidas".
O ministro do Esporte, André Fufuca (PP) destacou que quatro vítimas eram beneficiárias do programa Bolsa Atleta. "Em nome de toda a comunidade esportiva, expressamos nosso profundo pesar por essa tragédia que afeta a todos. Desejamos força e coragem para enfrentarem essas perdas irreparáveis e colocamos o Ministério do Esporte à disposição para auxiliar naquilo que for necessário", falou.
A presidente da Confederação Brasileira de Remo, Magali Moreira, divulgou uma nota em nome da entidade em que "se solidariza com a dor de amigos familiares dos atletas, da equipe do Centro Português e Remar para o Futuro, atingidos pela tragédia".
O clube de futebol Grêmio Esportivo Brasil manifestou pesar pela tragédia. "Neste momento difícil e de grande dor, desejamos força aos familiares, amigos e toda a comunidade pelotense", afirmou, em nota.
O Esporte Clube Pelotas também lamentou o acidente. "O Esporte Clube Pelotas está de luto pela tragédia envolvendo os atletas do projeto vitorioso Remar para o Futuro que retornava para cidade após competição em São Paulo", disse a entidade.
Grêmio, Internacional e Juventude, clubes gaúchos da série A do Campeonato Brasileiro de futebol, também se solidarizaram diante da tragédia.
O Grupo Nossa Zona Sul de Comunicação, formado pelas rádios Difüsora e Tupanci, lamentou o ocorrido através de uma nota: "Esses jovens, participantes do Projeto "Remar para o Futuro", representavam esperança, determinação e a força de uma geração que busca um futuro melhor através do esporte. Que a memória deles inspire a todos nós a valorizar a vida e a buscar sempre um caminho de amor e solidariedade."
Com informações: Jornalista Jean Pierre Knepper
Comentários