top of page

Vant da Sehab é autorizado para regularização fundiária no RS e promete reduzir prazo de mapeamento de áreas

O veículo aéreo não tripulado (Vant) da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) está autorizado a operar no Rio Grande do Sul, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (11). A tecnologia será utilizada em levantamentos aerofotogramétricos, essenciais para a fase preliminar dos processos de regularização fundiária. O equipamento, de alta precisão, integra o estudo topográfico georreferenciado das áreas, facilitando a análise e documentação dos territórios.


A aquisição do Vant, modelo AgEagle Sensefly, foi realizada pela Sehab através de licitação vencida pela empresa Santiago e Cintra, sendo a primeira vez que a pasta estadual conta com um recurso dessa categoria. Em comparação com o modelo multirrotor usado anteriormente, o novo Vant de asa fixa oferece maior autonomia e alcance, reduzindo de um mês para apenas dois dias o tempo necessário para mapear áreas amplas.


Para assegurar a autorização de operação, a Sehab montou uma força-tarefa composta por quatro servidores, incluindo dois engenheiros cartográficos, que cumpriram os trâmites exigidos pelo Ministério da Defesa. O novo equipamento conta ainda com tecnologia Real-Time Kinematic, que aplica correções em tempo real, proporcionando dados de alta precisão.


O avanço se soma aos esforços da Sehab, que, entre fevereiro e março, cadastrou 269 Núcleos Urbanos Informais em 100 municípios. Em 2024, foram entregues 112 Termos de Legitimação Fundiária no loteamento Xará, em Gravataí, e 49 no Santa Luzia, em Sapucaia do Sul, garantindo a propriedade dos imóveis aos moradores e consolidando o compromisso do Estado com a regularização fundiária.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comments


bottom of page