top of page

STF condena 371 pessoas pelos ataques de 8 de janeiro; 122 permanecem foragidas

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nos últimos dois anos, 371 pessoas envolvidas nos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. O balanço, divulgado nesta terça-feira (7) pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, aponta que mais de duas mil pessoas foram investigadas, sendo que 898 já foram responsabilizadas judicialmente.


Entre os condenados, 225 foram punidos por crimes classificados como graves, enquanto 527 pessoas, que tiveram participação menor nos atos, fecharam acordos com o Ministério Público Federal (MPF). As penas aplicadas variam de três anos a 17 anos e seis meses de prisão.


No dia dos ataques, 2.172 pessoas foram presas em flagrante por invadir ou depredar os prédios dos Três Poderes. O levantamento do STF também revelou que 122 indivíduos continuam foragidos, sendo que 61 deles estão fora do país. Para esse grupo, foram solicitadas medidas de extradição.


Os foragidos romperam tornozeleiras eletrônicas e deixaram o Brasil após o início da investigação. Caso sejam extraditados, deverão cumprir suas penas em regime fechado.

As condenações englobam cinco crimes: tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comments


bottom of page