O Rio Grande do Sul terá predomínio de sol e calor nesta quarta (11) e quinta-feira, mas o tempo deve mudar a partir de sexta-feira, com previsão de chuva em grande parte do estado e possibilidade de temporais isolados. A MetSul Meteorologia explica que o responsável pela instabilidade será uma área de baixa pressão atmosférica, que avançará do Norte da Argentina e do Sul do Paraguai para o território gaúcho.
Na sexta-feira, o sol ainda aparece com nuvens na maioria das cidades, e as temperaturas poderão ultrapassar os 30°C antes da chegada da instabilidade, que começará pelas regiões Oeste e Noroeste do estado, avançando ao longo do dia. Apesar disso, nem todos os municípios devem registrar chuva.
A possibilidade de chuva forte e temporais localizados com vento e granizo é maior na Metade Norte, incluindo a Fronteira Oeste e o Noroeste na sexta-feira, e outras áreas do Norte gaúcho no sábado. A formação de um ciclone na costa, prevista para o final de semana, deve afastar-se para o oceano no início da próxima semana, sem previsão de impactos significativos no continente até o momento.
O quadro meteorológico exige atenção, especialmente nas regiões mais propensas à instabilidade. A MetSul seguirá monitorando as atualizações dos modelos climáticos para refinar a previsão nos próximos dias.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: MetSul Meteorologia
Comments