Entre os dias 24 e 25 de novembro, a cidade de Herval celebrará a Semana da Consciência Negra 2024, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, data marcada pela morte de Zumbi dos Palmares, líder histórico na luta contra a escravidão e pela liberdade do povo negro. O evento, que busca refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, ocorrerá nas escolas Padre Libório Poersch e São João Batista.
A programação, organizada pelas Secretarias de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer e de Educação, contará com uma série de atividades culturais, incluindo oficinas e exposições sobre o Percurso Africano e Capoeira. Os artistas Jonas Fernando Santos, Maria de Fátima Duarte Santos e Mestre Jarão serão os responsáveis por conduzir as atividades, proporcionando aos alunos uma imersão nas tradições culturais afro-brasileiras.
O objetivo da Semana da Consciência Negra é promover um maior entendimento sobre as questões raciais no Brasil, desafiando preconceitos e contribuindo para o combate ao racismo estrutural. A iniciativa visa sensibilizar e educar os estudantes sobre a importância da igualdade racial, fortalecendo a valorização da história e cultura negra na formação cidadã dos jovens hervalenses.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: ASCOM Herval
Comentarios