top of page

Segundo turno das eleições registra 102 crimes eleitorais, com destaque para boca de urna e 42 prisões de eleitores

As forças de segurança registraram 102 crimes eleitorais durante o segundo turno das eleições municipais em todo o país, conforme relatório divulgado pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A prática de boca de urna liderou as ocorrências, somando 34 registros, com São Paulo contabilizando seis casos e Fortaleza, cinco.


Além disso, foram identificadas 19 ocorrências de propaganda eleitoral irregular, com destaque para três casos em Paulista (PE). Houve ainda 14 tentativas de compra de votos, sendo cinco delas em Manaus. Os incidentes resultaram em 42 prisões, das quais oito ocorreram em flagrante. Como evidências dos crimes, foram apreendidos R$ 12.059 em dinheiro e 4.464 materiais de campanha distribuídos irregularmente.


Em São Paulo, duas armas foram apreendidas nas proximidades dos locais de votação, e os responsáveis autuados por porte ilegal. Não houve prisão de candidatos às prefeituras neste domingo, segundo o relatório do ministério. A operação foi realizada com o objetivo de garantir a integridade do pleito, reforçando o monitoramento em várias regiões do país.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comments


bottom of page