Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 43 terão apenas um candidato a prefeito nas eleições deste ano, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa situação faz com que o estado lidere, tanto em números absolutos quanto em proporção (8,6%), o ranking nacional de municípios com candidatura única, conforme a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
De acordo com a legislação eleitoral, basta que o candidato receba pelo menos um voto para ser eleito. A CNM observa que essa característica é relativamente comum em cerca de uma centena de municípios em todo o Brasil a cada pleito, resultando na eleição automática do único postulante.
Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, destaca que os desafios enfrentados durante a corrida eleitoral podem desestimular potenciais candidatos. "Além da falta de recursos financeiros e de apoio técnico, há dificuldades burocráticas e entraves jurídicos que tornam a vida pública muito penosa", comenta Ziulkoski.
Entre os 43 municípios com candidatura única, três - Engenho Velho, Harmonia e Rondinha - terão apenas um candidato a prefeito pela segunda eleição consecutiva. Os partidos Progressistas (PP) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) são os que mais apresentam candidatos únicos no estado.
Porto Alegre lidera em número de candidatos a prefeito, com oito postulantes. Na sequência, estão Cachoeira do Sul e Santa Maria, com sete candidatos cada.
Confira a lista completa dos municípios com apenas um candidato a prefeito:
Alto Feliz
Arroio do Tigre
Barra Funda
Barracão
Barão de Cotegipe
Benjamin Constant do Sul
Boa Vista do Cadeado
Braga
Cacique Doble
Cerro Grande
Ciríaco
Crissiumal
Derrubadas
Dois Irmãos das Missões
Engenho Velho
Ernestina
Fagundes Varela
Feliz
Harmonia
Itapuca
Itatiba do Sul
Lagoa Bonita do Sul
Nova Alvorada
Nova Bréscia
Nova Roma do Sul
Novo Xingu
Pejuçara
Ponte Preta
Rio dos Índios
Rolador
Rondinha
Santa Tereza
São Domingos do Sul
São Martinho
São Pedro da Serra
São Pedro das Missões
Travesseiro
Tupandi
Turuçu
Unistalda
Vera Cruz
Vila Lângaro
Vista Gaúcha
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: G1
Comments