top of page

Programa Rolê Daora completa um ano com redução significativa de crimes e perturbação em Pelotas

O Rolê Daora, iniciativa da Prefeitura de Pelotas, celebrou seu primeiro aniversário com resultados notáveis na melhoria da segurança e na redução de problemas de convivência em áreas de intensa vida noturna. Integrado ao Pacto Pelotas pela Paz, o programa visa enfrentar desafios específicos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas e à concentração de estudantes universitários, combinando medidas regulatórias e estratégias de conscientização.


Baseado em decretos que proíbem a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em áreas externas no quadrilátero formado pelas ruas Félix da Cunha, Almirante Barroso, Gomes Carneiro e Tiradentes, das 0h às 6h, o programa mostrou resultados positivos. De acordo com análise do Observatório Municipal de Segurança Pública até 12 de julho de 2024, as reclamações por perturbação do sossego diminuíram em 40%, e os roubos a pedestres tiveram uma redução de 50%.


A assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, destacou que a elaboração da campanha envolveu ouvir a comunidade. “Buscamos atender às demandas de empreendedores, jovens e moradores. Os jovens precisam de espaços de lazer, os moradores de descanso, e os empreendedores fomentam a cultura noturna. Embora os impactos sejam positivos, o trabalho para equilibrar a diversão e o respeito deve ser constante”, afirmou.


A Secretária de Segurança Pública de Pelotas, Cintia Aires, enfatizou a importância da Guarda Municipal e das operações integradas na obtenção dos resultados. “A campanha de conscientização, junto com a fiscalização administrativa da Guarda Municipal e as Operações Integradas, foi fundamental para o sucesso da iniciativa”, disse.


Com um ano de operação, o Rolê Daora se consolida como um modelo eficaz de gestão de segurança pública urbana e foi recentemente expandido para a área da avenida Zeferino Costa, na zona norte.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte: Correio do Povo

Foto: Michel Corvello


Comments


bottom of page