top of page

Professor Matheus Troglio, do Senac Caxias do Sul, ministra oficinas gastronômicas na 30ª Fenadoce

No domingo (4), último dia da 30ª Fenadoce, o professor Matheus Troglio, do curso de gastronomia do Senac Caxias do Sul, conduziu três oficinas culinárias no espaço Fecomércio/Sesc/Senac, apresentando uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.


Para a oficina de risoto de limão com cravo e queijo serrano, o chef escolheu ingredientes produzidos por indústrias gaúchas, em linha com o tema deste ano da feira, “a reconstrução”. “O segredo do risoto é adicionar a água aos poucos, não há a necessidade de ser um tipo de arroz diferente. O vinho branco é essencial, pois ele ‘trinca’ o grão e libera todo o amido existente nele”, detalhou Troglio.


No segundo momento, o chef preparou um nhoque com ragu de linguiça toscana. “É necessário usarmos a batata rosa (e não a branca) no preparo da massa, pois a rosa é mais seca e quanto menos água eu tiver na massa, mais com o gosto da batata ela vai ficar. Outro detalhe importante é colocar a batata com casca na panela para cozinhar já com a água fervendo, pois, no final da receita, também vai deixar a nossa massa do nhoque mais seca”, explicou.


Encerrando as oficinas gastronômicas, Troglio preparou uma Panna cotta de erva-mate com calda de bergamota. A sobremesa se destaca pelo amargo da erva-mate combinado com a doçura e acidez da bergamota. “Essa sobremesa lembra a gastronomia indígena, uma homenagem ao nosso povo originário do Rio Grande do Sul”, comentou o chef.


As oficinas foram um sucesso, refletindo a diversidade e a riqueza da culinária regional, alinhadas ao espírito de renovação e valorização da cultura local da 30ª Fenadoce.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Foto: Alair Júnior


Comments


bottom of page