Na manhã desta terça-feira (3), o Theatro Guarani, em Pelotas, foi palco da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de 2024. Ao todo, 1.003 alunos de 13 escolas da rede pública de ensino do município participaram da solenidade e receberam seus certificados de conclusão.
O Proerd, que em Pelotas já tem 22 anos de atuação, é conduzido por policiais militares especialmente treinados, neste caso, os soldados Lorenzato, Vilela e Carvalho. O programa, inspirado em uma iniciativa norte-americana de 1983, tem como objetivo capacitar as crianças a resistir ao uso de drogas e à prática de violência, promovendo a conscientização sobre os riscos para a saúde e para as relações sociais.
A cerimônia contou com a presença dos pais e responsáveis pelos formandos, que acompanharam a entrega dos certificados e participaram de sorteios de prêmios, incluindo bicicletas, muito aguardadas pelos estudantes. Além disso, os professores das escolas envolvidas subiram ao palco para receber certificados de reconhecimento, e os alunos destaque de cada turma foram homenageados.
O Proerd é realizado em mais de 58 países, com foco em estudantes a partir do quinto ano do Ensino Fundamental. Em Pelotas, o programa tem sido uma importante ferramenta de educação e prevenção, orientando os jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Foto: Samantha Beduhn/JTR
Comments