Na manhã da última sexta-feira, 09/08, o Presídio Regional de Pelotas (PRP) deu início a um curso profissionalizante de corte e costura, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS). A capacitação, realizada por meio de uma unidade móvel do Senai, beneficiará dez apenados, com uma carga horária total de 40 horas.
O projeto de qualificação profissional integra as diretrizes da Polícia Penal, que busca proporcionar às pessoas privadas de liberdade uma oportunidade de reintegração social, promovendo sua autonomia e dignidade. O objetivo é que os apenados retornem à sociedade em condições melhores do que quando ingressaram no sistema prisional.
A realização do curso foi possível graças a recursos obtidos por meio do edital de 2023 da Vara de Execuções Criminais Regional de Pelotas e a uma parceria com o Senai. O diretor do PRP, Diego Calafiori, destacou a importância da iniciativa: “A administração do presídio tem como uma de suas prioridades a ressocialização, pois acreditamos que, através de cursos de capacitação, estamos preparando os apenados para que tenham maiores chances de reinserção no mercado de trabalho após o cumprimento de suas penas”.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Polícia Penal
Comments