Na manhã desta quarta-feira (18), a Prefeitura de Pelotas promoveu a edição especial de Natal e Ano Novo do projeto Consultório na Rua, em frente à Biblioteca Pública Pelotense (BPP). O evento teve como objetivo proporcionar uma confraternização com as pessoas em situação de rua, além de destacar as atividades regulares da iniciativa, que oferece serviços de saúde gratuitos para essa população.
A ação contou com equipes multiprofissionais da Secretaria de Saúde (SMS), que realizaram consultas médicas, pequenos procedimentos, aplicação de vacinas e testes para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite. A estratégia Consultório na Rua, instituída pela Política Nacional de Atenção Básica em 2011, visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, proporcionando atenção integral e oportunizada para esse público vulnerável.
Em Pelotas, a iniciativa ocorre de forma itinerante, utilizando a unidade móvel do projeto para atender diferentes áreas da cidade. O atendimento na manhã desta quarta-feira, realizado das 9h às 11h30min em frente à BPP, reforçou a importância da ação no período de festas, que visa também promover a inclusão social e cuidados básicos à saúde.
Conforme explicou a coordenadora da Rede de Atenção às Equidades, Bianca Medeiros, o Consultório na Rua tem se consolidado como um serviço essencial para as pessoas mais vulneráveis. "Nos dias em que a unidade móvel fica na área central, são feitas em média 50 consultas, oferecendo cuidados de saúde a quem mais precisa", destacou Bianca.
Com essa ação, a Prefeitura de Pelotas reforça seu compromisso com a saúde pública, oferecendo atendimento especializado e humanizado àqueles que estão em situação de rua.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: ASCOM Pelotas
תגובות