Na última sexta-feira (29), a Prefeitura de Pelotas, por meio do Núcleo de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde (Nuseso/SMS), com apoio do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-RS) e do Senac, realizou o 2° workshop “Processo de trabalho do assistente social na Saúde – Nas trilhas do SUS”. O evento, que aconteceu na Escola Senac, reuniu assistentes sociais da SMS, de outros serviços de saúde e da rede intersetorial.
Durante o encontro, foram debatidos diversos aspectos da profissão, com ênfase na atuação dos assistentes sociais no Sistema Único de Saúde (SUS). A assistente social Vera Garcia, presente no evento, destacou a importância do cuidado individualizado no atendimento ao usuário. “O cuidado de olhar para o sujeito, com suas possibilidades e limites, é essencial para organizar e reorganizar o seu modo de vida”, afirmou Vera, ressaltando o papel do assistente social na promoção de direitos e no auxílio aos usuários na conquista de seus direitos.
Desde a criação do SUS, os assistentes sociais têm sido agentes fundamentais na estruturação de serviços, programas e projetos dentro da SMS, consolidando sua presença como profissionais essenciais para o fortalecimento da saúde pública. Atualmente, a SMS conta com 57 assistentes sociais que atuam na gestão, planejamento de políticas públicas e no atendimento direto aos usuários, sempre com base em um código de ética e normativas específicas de cada área.
O workshop também contou com a parceria da equipe da Rede de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (RDCNT) e assistentes sociais que se dedicaram à organização do evento, enfatizando a importância do trabalho em equipe na promoção de reflexões sobre a profissão e seus desafios. Além disso, o encontro prestou homenagens a profissionais que marcaram a história do serviço social em Pelotas, reconhecendo seu legado na luta por direitos e pela valorização da profissão. A coordenadora do Núcleo de Serviço Social, Daiane Oliveira da Rosa, destacou a relevância dessa homenagem para a classe.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: ASCOM Pelotas
Comments