A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), esteve presente na abertura do 1º Seminário de Eventos Extremos no Rio Grande do Sul e Impactos nas Cidades às Margens da Laguna dos Patos, realizado nesta quarta-feira (21), no Auditório Cidec Sul da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O evento, que reuniu autoridades e especialistas, teve como foco discutir os efeitos do fenômeno El Niño, responsável pelas enchentes históricas de março a maio, e projetar os possíveis impactos da estiagem prevista com a chegada do La Niña.
Durante sua fala, Paula compartilhou sua experiência como gestora em tempos de calamidade e destacou o papel das forças integradas no enfrentamento da enchente em Pelotas. “Assim como em Rio Grande, Pelotas contou com o apoio das forças integradas e do respaldo científico das universidades para minimizar os danos da enchente. Foi a maior crise climática da história do nosso estado, e esse momento deve servir como aprendizado”, afirmou. A prefeita também ressaltou a importância do Pacto Pelotas pela Paz, que fortaleceu a integração entre as instituições de segurança, permitindo uma resposta ágil e eficaz durante a crise.
O coordenador regional da Defesa Civil, coronel Márcio André Facin, também discursou, enfatizando o resgate de 80 mil pessoas durante o período crítico e a ausência de óbitos causados pela enchente na metade Sul do estado. Ao final da abertura, placas de homenagem foram entregues a autoridades e instituições que atuaram no combate à catástrofe climática.
O seminário continua nesta quinta-feira (22), com uma programação voltada à análise da atuação dos órgãos de segurança pública nos municípios da Costa Doce e à integração entre prefeituras, Ministério Público e universidades na busca por soluções para enfrentar futuros desafios meteorológicos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Jornal Tradição
Foto: Michel Corvello
Comments