Na manhã desta quarta-feira (30), a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, reuniu-se com sua equipe técnica e representantes do Hospital Israelita Albert Einstein. A equipe da instituição é responsável pela consultoria administrativa e financeira do futuro Hospital Regional de Pronto Socorro de Pelotas (HRPS). O andamento do projeto foi a principal pauta de discussão do encontro, que abordou investimentos estratégicos, protocolos clínicos e planejamento de recursos humanos, com o objetivo de alinhar estratégias e validar as próximas etapas da obra.
Durante a reunião, a prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância da consultoria do Hospital Albert Einstein para melhorar os custos operacionais e definir o cenário em que será necessário buscar recursos. “Nos reunimos novamente com o Einstein, que está conduzindo a consultoria do HRPS, para discutir os custos, a operação e toda a parte administrativa e financeira. Nosso objetivo é garantir uma operação financeiramente enxuta, considerando tudo o que o hospital representará para a região”, afirmou a prefeita.
A equipe técnica do hospital apresentou detalhes sobre os principais investimentos que poderão ser realizados em infraestrutura e recursos humanos. Um relatório financeiro com especificação para os próximos cinco anos também foi apresentado, reforçando a preocupação com a sustentabilidade econômica do hospital. Entre os temas discutidos, estavam a necessidade de modernização da infraestrutura hospitalar e a capacitação de pessoal, essenciais para o funcionamento do HRPS.
O projeto do Hospital Regional de Pronto Socorro exige um investimento de mais de R$ 59,4 milhões, provenientes do programa Avançar RS, do governo do Estado, e da Prefeitura de Pelotas. A obra, que será realizada pela Construtora Augusto Velloso S/A, está sob supervisão da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e beneficiará cerca de um milhão de pessoas na zona sul do Estado.
O HRPS será equipado com 121 leitos clínicos, incluindo dez leitos de UTI para adultos e dez para pediatria, além de cinco salas cirúrgicas e áreas para recuperação. O hospital estará preparado para atender casos de urgência e emergência e oferecerá serviços de cirurgia geral, traumatologia, bucomaxilofacial e cardiologia. Com esse portfólio de serviços, o hospital será reconhecido pelo Ministério da Saúde como um hospital geral. A previsão é que o HRPS se torne uma referência para a saúde pública da região, atendendo a uma demanda crescente e fortalecendo a infraestrutura hospitalar da zona sul do Estado.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: ASCOM
Comments