top of page

Polícia Federal prende quatro servidores da Receita Federal envolvidos em esquema de desvio de mercadorias no RS

Na manhã desta quarta-feira (6), uma operação da Polícia Federal (PF) resultou na prisão de quatro servidores da Receita Federal no Rio Grande do Sul. A ação, batizada de Operação Entreposto, foi realizada em conjunto com a Corregedoria da Receita Federal e teve como objetivo desarticular um esquema criminoso envolvendo servidores públicos que se utilizavam de seus cargos para desviar e vender mercadorias apreendidas durante fiscalizações, no mercado informal.


Os mandados de prisão foram cumpridos nos municípios de Santa Maria, Pelotas, Lajeado e Braga, no Rio Grande do Sul, além de Santo Augusto e Chapecó, em Santa Catarina. Segundo as investigações, os servidores fraudavam os registros de apreensão, permitindo que apenas uma parte das mercadorias fosse de fato encaminhada para o depósito oficial da Receita Federal, localizado em Santa Maria.


A comercialização dos produtos apreendidos era realizada por um grupo de indivíduos externos ao serviço público, que repassavam uma comissão aos agentes envolvidos na fraude. Esses particulares possuem antecedentes criminais por contrabando e descaminho e foram diversas vezes autuados pela própria Receita Federal.


O esquema foi desmantelado a partir de uma denúncia feita pela superintendência da Receita Federal no estado, que alertou as autoridades sobre as irregularidades no processo de apreensão e destinação de mercadorias. A PF segue com as investigações para identificar todos os envolvidos e aprofundar a apuração do esquema ilícito.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Kommentare


bottom of page