A Polícia Federal cumpriu, na terça-feira (12/11), medidas judiciais contra um homem investigado por se passar por policial federal e praticar extorsão contra estrangeiros. A operação foi realizada nos municípios de Passo Fundo e Garibaldi, no Rio Grande do Sul, e incluiu um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo.
As investigações começaram em maio de 2024, após um imigrante senegalês relatar ter recebido mensagens de uma pessoa que se apresentava como policial federal e exigia dinheiro para supostamente regularizar sua situação migratória, sob ameaça de extradição. Conforme apurado, o suspeito — que possui antecedentes por roubo qualificado e estava preso em Passo Fundo na época — realizava as extorsões por meio de um celular. Os valores obtidos eram transferidos para uma conta bancária em nome de sua irmã, que também é alvo das investigações.
A ação da Polícia Federal visa não apenas cumprir as ordens de prisão e busca, mas também coletar mais provas sobre os crimes e identificar outras possíveis vítimas. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de falsa identidade e extorsão.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Komentarze