top of page

Polícia Federal prende 31 candidatos em 10 estados

A Polícia Federal (PF) prendeu, até às 17h desta sexta-feira (20), 31 candidatos às eleições municipais de 2024 que possuíam mandado de prisão em aberto. As prisões ocorreram em dez estados brasileiros, envolvendo mandados por crimes diversos, como falta de pagamento de pensão alimentícia, homicídio, estupro, tráfico de drogas e corrupção.


Segundo a legislação eleitoral, candidatos com mandado de prisão em aberto podem concorrer, desde que não tenham sido condenados por tribunal colegiado ou de forma definitiva. No entanto, podem ser presos se localizados antes do pleito. A partir deste sábado (21), os candidatos às eleições ficam protegidos por imunidade temporária, podendo ser detidos apenas em flagrante delito, conforme prevê o Código Eleitoral.


Nas eleições de 2024, mais de 463 mil candidatos disputam cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios brasileiros. Ao todo, o Brasil tem 155,9 milhões de eleitores aptos a votar, com o primeiro turno agendado para 6 de outubro.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte: Agência Brasil

Comments


bottom of page