A Polícia Federal, em parceria com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (DRACO) de Bagé e a Polícia Rodoviária Federal, deflagrou na manhã de ontem (23/9) a Operação Effugium, com o objetivo de desarticular uma rede de contrabando de cigarros estrangeiros. A operação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades de Bagé e Vera Cruz, no Rio Grande do Sul.
Uma das prisões preventivas foi efetuada hoje (24/9), e os policiais federais apreenderam um celular com o detido, que será submetido a análise pericial.
A investigação teve início após a apreensão, em março deste ano, de um veículo carregado com cigarros de origem paraguaia em uma estrada vicinal no município de Caçapava do Sul. Naquela ocasião, o motorista, que seguia em direção à fronteira com o Uruguai, tentou escapar ao perceber uma barreira policial, mas perdeu o controle do veículo e fugiu a pé.
Com a continuidade das diligências, a equipe de investigação conseguiu identificar o motorista e outros indivíduos envolvidos, revelando a existência de um grupo criminoso profissionalizado atuando no contrabando. Os cigarros contrabandeados eram destinados à cidade de Aceguá, na divisa com o Uruguai. A Operação Effugium é mais um esforço das autoridades para combater o tráfico de produtos ilegais e garantir a segurança pública na região.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments