A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (18), a Operação Carta Marcada, com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas, especialmente de skunk, MDA e maconha. A operação resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, tanto pessoais quanto residenciais, nas cidades de Santa Maria e Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal de Santa Maria/RS.
A investigação teve início em outubro de 2022, após a Brigada Militar abordar um homem em Santa Maria, que estava com 5 kg de MDA e 390 mil reais em espécie. O indivíduo passou a ser investigado pela Polícia Federal, que descobriu que ele fazia parte de uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas. O grupo era responsável pelo transporte de drogas sintéticas e grandes quantidades de dinheiro do Brasil para Montevidéu, no Uruguai, retornando com cargas de skunk e maconha.
A operação desta quarta-feira teve como foco reunir mais provas e aplicar medidas cautelares determinadas pela Justiça. Entre as restrições impostas aos investigados estão: a proibição de contato com outros membros do grupo criminoso, exceto familiares diretos; o uso de monitoramento eletrônico; a proibição de saída do município de residência; restrições quanto à aproximação de áreas de fronteira, em um raio de 150 km dos limites territoriais; e a determinação de recolhimento domiciliar noturno durante a semana, com restrição integral nos finais de semana e feriados.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Foto: ASCOM Polícia Federal
Comments