A Prefeitura de Pelotas reinicia, na quarta-feira (28), o serviço de castração gratuita de cães e gatos por meio do Castramóvel, retomando o controle populacional desses animais nos bairros da cidade após a interrupção causada pelas enchentes de maio. O programa terá início com o cadastro e agendamento dos tutores interessados, que ocorrerá na terça-feira (27), no bairro Sanga Funda, das 9h às 12h, realizado pelas equipes da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e Ouvidoria do município. A inscrição é destinada a famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa e registradas no cadastro único, sendo necessário apresentar a folha resumo e um documento de identificação com foto.
Após o cadastro, será iniciado o cronograma de castrações, com até 80 procedimentos diários, respeitando limites para felinos e caninos, machos e fêmeas. A primeira etapa ocorre no bairro Bom Jesus, seguida pelo bairro Navegantes, com o cronograma encerrando na sexta-feira (30), na Sanga Funda.
O secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, destacou que o cadastro de tutores nos bairros Bom Jesus e Navegantes havia sido realizado em abril deste ano, mas precisou ser suspenso, junto com as castrações, devido à crise climática. Schaefer informou que o cadastro dos tutores na Colônia de Pescadores Z3 será feito entre outubro e novembro. O investimento do município para viabilizar o serviço via Castramóvel em 2024 é de R$ 191,8 mil.
Além do Castramóvel, a Prefeitura mantém parceria com a ONG SOS Animais para o controle populacional de cães e gatos, responsável por mais de quatro mil procedimentos no último ano.
Cronograma:
Cadastro e agendamento:
Terça-feira (27) – UBS Sanga Funda (avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 5.025, Três Vendas), das 9h às 12h.
Castrações:
Quarta-feira (28) – UBS Bom Jesus (avenida Itália, 350, Areal), das 9h às 14h;
Quinta-feira (29) – UBS Navegantes (rua Darcy Vargas, 212), das 9h às 14h;
Sexta-feira (30) – UBS Sanga Funda, das 9h às 14h.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: ASCOM Prefeitura Pelotas
Comentários