top of page

Pelotas registra avanços na segurança pública com resultados da 2ª Pesquisa de Vitimização do Pacto Pelotas pela Paz

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, liderou na manhã desta terça-feira (17) uma reunião com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e equipes de segurança para a divulgação dos dados da 2ª Pesquisa de Vitimização do Pacto Pelotas pela Paz. Realizada pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), a pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 9 deste mês, ouvindo 400 pessoas e comparando com os dados do primeiro levantamento, feito em 2017.


Os resultados mostraram avanços significativos na percepção de segurança da população. Em 2017, 60,2% dos entrevistados consideraram Pelotas bastante violenta, enquanto agora apenas 11,8% mantêm essa visão. Em 2024, seis em cada dez pelotenses avaliam que a cidade é pouco ou nada violenta. Além disso, sete a cada dez cidadãos acreditam que a prefeitura tem contribuído para melhorar a segurança pública, e metade dos entrevistados se sente seguro para andar à noite em seus bairros, o que reflete o sucesso das ações de prevenção.


Em seu pronunciamento, a prefeita Paula Mascarenhas comemorou os resultados e destacou o impacto das ações do Pacto. “A sensação de segurança da população é o que realmente importa. Não se trata apenas de números, mas da mudança que essa percepção traz para a vida das pessoas. O esforço coletivo tem gerado resultados transformadores”, afirmou a prefeita.


A pesquisa abordou temas como a sensação de segurança na cidade, a percepção sobre as forças policiais e a vitimização dos cidadãos. A diretora do IPO, Elis Radmann, ressaltou a importância da pesquisa para entender os sentimentos da sociedade em relação às políticas do Pacto Pelotas pela Paz.


Além dos resultados da pesquisa, também foram apresentados os dados do Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social, com reduções significativas em várias categorias de crimes. Entre os destaques, a redução de 70% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e diminuições expressivas em roubos a pedestres, comércios e veículos.


Participaram da reunião a secretária de Segurança Pública, Cíntia Aires, o assessor Especial de Comunicação, Gustavo Azevedo, a assessora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e representantes das forças de segurança como a Polícia Militar, Polícia Federal, Brigada Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte e foto: ASCOM Pelotas

Comments


bottom of page