A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, recebeu nesta terça-feira (12) o chefe do Escritório Municipal e o gerente regional da Emater, Francisco Arruda e Ronaldo Maciel, para alinhar a agenda de eventos que marcam a colheita do pêssego, principal fruto da fruticultura local. A reunião aconteceu no Paço Municipal e definiu a programação da Abertura da Colheita, Feira do Pêssego e Festa Municipal, que ocorrerão entre os dias 21 e 24 de novembro.
“É um importante momento de aproximação entre a cultura rural e urbana, além de uma valorização de um produto tão significativo para Pelotas, que é o pêssego”, destacou a prefeita Paula Mascarenhas. Durante o encontro, foi reafirmado o papel do pêssego na economia e cultura de Pelotas, cidade que lidera a produção nacional do fruto para a indústria, com expectativa de colher 23 mil toneladas neste ano, segundo a Emater.
A prefeita foi oficialmente convidada para participar da Abertura da Colheita, no dia 21, na propriedade de Moisés Leivas Teixeira, na Colônia Maciel. Na sexta-feira (22), a Feira do Pêssego terá início no Largo do Mercado, às 10h, e a programação se encerra no domingo (24), com a Festa do Pêssego na comunidade São Pedro, na Vila Nova.
Além dos eventos, a 11ª Quinzena do Pêssego, de 22 de novembro a 7 de dezembro, trará uma programação diversificada para promover a fruticultura e fortalecer a identidade local. Na zona rural, são 615 produtores que cultivam pomares em mais de 3.200 hectares, reforçando a importância dessa produção para Pelotas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentarios