A Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) aguarda um posicionamento da Secretaria Municipal de Cultura para definir a realização do carnaval fora de época na cidade. A expectativa da entidade é que o evento ocorra ainda em março. Segundo o presidente da Assecap, Édson Luis Planella, o cronograma está sendo ajustado e uma reunião com a Secretaria de Cultura (Secult) será determinante para oficializar os preparativos.
A Prefeitura é parceira da organização do evento e, de acordo com Planella, já há R$ 390 mil garantidos no orçamento municipal, além de outros R$ 300 mil provenientes de emendas impositivas de vereadores. A programação prevê o desfile de três escolas do grupo especial, três escolas mirins, sete bandas, cinco blocos burlescos e outros cinco grupos convidados. No entanto, o local do evento ainda não foi definido pela administração municipal.
A secretária de Cultura, Carmem Vera Roig, afirmou que, embora o formato fora de época esteja sendo discutido, ainda não há confirmação. Ela destacou que está em fase de diagnóstico e planejamento desde que assumiu o cargo há cinco dias e se comprometeu a desenvolver um projeto para a folia. Segundo Carmem, a logística e o local do carnaval estão em avaliação, e o orçamento municipal abrirá para pagamentos a partir do dia 15 de janeiro.
A secretária ressaltou que a festa de 2025 deve seguir os moldes da edição anterior, com poucas inovações devido ao prazo curto. "Nosso objetivo é garantir um evento de qualidade que valorize a cultura local e impulsione o turismo. Acredito que em breve teremos o encontro necessário para ajustar os detalhes e confirmar o calendário do carnaval em Pelotas", afirmou Carmem.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: Correio do Povo
Commentaires