O prefeito em exercício de Pelotas, Idemar Barz, participou de uma audiência pública na noite de sexta-feira (29), na Câmara de Vereadores, em homenagem aos 200 anos da presença luterana no Brasil. Proposta pelo vereador Paulo Coutinho (Cidadania), a sessão havia sido planejada para julho, mas foi adiada devido às restrições da Justiça Eleitoral e aos impactos da enchente de maio na região.
Luterano por formação e gaiteiro profissional, Idemar Barz protagonizou um momento especial ao acompanhar a orquestra de câmara Metais e Cia na entrada do plenário. A programação contou ainda com a apresentação do grupo de canto Renascer, da paróquia Trindade, localizada na zona norte de Pelotas.
Durante a audiência, Barz relembrou suas origens em São Lourenço do Sul, destacando o papel histórico da igreja luterana na educação: "Minha primeira escola era na igreja e meu primeiro professor era o pastor."
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) atua atualmente em todos os estados brasileiros, com 630 mil fieis organizados em 1800 comunidades, 470 paróquias e 18 sínodos. A instituição também gerencia 51 escolas, 18 hospitais e dezenas de projetos sociais.
O evento culminou com a entrega de uma placa comemorativa ao pastor sinodal Fábio Steinhart, reconhecendo as contribuições da IECLB ao longo de dois séculos. A presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Sul-rio-grandense, Rejane Maria Peter, também esteve presente, reforçando a importância do legado luterano para a história e a sociedade brasileira.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: ASCOM Pelotas
Comments