top of page

Embrapa Pecuária Sul participa da 1ª Feira Nacional de Genética Bovina em Pelotas com palestras e demonstrações técnicas


A Embrapa Pecuária Sul estará presente na Fenagen – 1ª Feira Nacional de Genética Bovina, que será realizada entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, na Associação Rural de Pelotas (RS). Organizada pela Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” (ANC), o evento marca os 50 anos do Promebo, programa de melhoramento genético da ANC. Durante a feira, a Embrapa participará de palestras e eventos técnicos abordando as pesquisas sobre melhoramento genético bovino em desenvolvimento, as soluções já disponibilizadas aos produtores e terá um estande para atendimento ao público.


No dia de abertura do evento, 31 de julho, Fernando Cardoso, chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul e pesquisador da área de melhoramento genético, vai falar sobre a Ferramenta de Acasalamento, a partir das 9h30min. Trata-se de uma ferramenta informatizada para ajudar o pecuarista a selecionar os cruzamentos entre reprodutores e matrizes, de forma a definir o melhor acasalamento para gerar progênies com características específicas desejadas pelo pecuarista.


Já no dia 1º, às 13h30min, haverá espaço para a apresentação dos projetos de melhoramento genético animal pela Embrapa Pecuária Sul. Fernando Cardoso vai falar sobre soluções tecnológicas já desenvolvidas e também de projetos que estão em desenvolvimento que visam facilitar o acesso aos produtores a ferramentas que possibilitam um melhoramento genético de forma mais rápida e com maior acurácia. Entre elas estão contribuições para a criação e manutenção dos programas de melhoramento das associações de raças e o uso da genômica para características de interesse do produtor, como resistência a doenças e eficiência alimentar, por exemplo.


No mesmo espaço, a pesquisadora Cristina Genro vai abordar os trabalhos e pesquisas relacionadas à avaliação da emissão de metano pelos rebanhos do Rio Grande do Sul e também práticas de manejo que contribuam para a mitigação dessas emissões. Entre elas está a Prova de Emissão de Gases (PEG), que visa avaliar touros jovens de uma mesma raça que emitam menos gás por quilo de carne produzido. Já o pesquisador Joal Brazzale Leal, com mais de 50 anos de trabalhos em melhoramento genético de bovinos, vai falar sobre a parceria entre a Embrapa e a ANC para a consolidação do Promebo e também sobre a importância do melhoramento genético para a pecuária.


Também no dia 1º, serão apresentados os resultados da Prova de Eficiência Alimentar (PEA) da raça Angus desse ano. O objetivo na PEA é identificar animais mais eficientes na conversão alimentar, ou seja, aqueles que precisam de menos alimentação para obter um maior ganho de peso. A pesquisadora Vivian Timpani e o analista Álvaro Moraes Neto falam sobre a metodologia empregada na prova e sobre o manejo nutricional dos animais em teste. Outra atividade da Embrapa será a participação do pesquisador Fernando Cardoso na capacitação Promebo ATEG-Senar, no dia 02 a partir das 8 horas.


No sábado pela manhã, dia 3, a Embrapa demonstrará o teste de velocidade de fuga. Esse critério de seleção é utilizado no melhoramento para selecionar animais com temperamento mais dócil.


No estande na feira, a Embrapa Pecuária Sul apresenta tecnologias ligadas ao melhoramento genético animal, como as provas de desempenho que realiza em parceria com a Associação Brasileira de Angus, Associação Brasileira de Hereford e Braford e Associação Brasileira de Criadores de Charolês. São elas: Prova de Avaliação a Campo (PAC), Prova de Eficiência Alimentar (PEA) e Prova de Emissão de Gases (PEG). Também devem estar à disposição do público amostras de cultivares forrageiras lançadas pela Unidade de pesquisa nos últimos anos.


Com informações:

Jornalista Fernando Kopper


Foto: Reprodução

Bình luận


bottom of page