top of page

Nacional do Uruguai confirma morte do zagueiro Juan Izquierdo após parada cardíaca durante partida contra o São Paulo pela Libertadores

O Nacional do Uruguai anunciou, na noite desta terça-feira (27), o falecimento do zagueiro Juan Izquierdo, de 27 anos, após o jogador sofrer uma parada cardíaca durante a partida contra o São Paulo, pela Libertadores, na última quinta-feira. O atleta, que desmaiou em campo no estádio do Morumbi, foi socorrido, mas não resistiu. Ele deixa a esposa, Selena, e dois filhos, sendo uma menina de 8 anos e um menino recém-nascido, com menos de um mês de vida.


"Com a mais profunda dor e impacto nos nossos corações, o Nacional comunica o falecimento de nosso querido jogador", divulgou o clube em nota oficial. "Expressamos as mais sinceras condolências para sua família, amigos, colegas e próximos. Todo Nacional está de luto por sua perda irreparável."


Segundo os médicos que atenderam Izquierdo, o desmaio foi provocado por uma arritmia cardíaca. O jogador teve uma parada cardíaca dentro da ambulância, a caminho do hospital, sendo necessário o uso de um desfibrilador para reanimá-lo. De acordo com o secretário de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, uma arritmia já havia sido detectada no jogador há dez anos, quando ele ainda atuava nas categorias de base do Atlético Cerro. "Tinha uma pequena arritmia e foi informado", declarou Bauzá.


No domingo seguinte ao ocorrido, o São Paulo prestou uma homenagem ao defensor uruguaio na partida contra o Vitória. Os jogadores entraram em campo vestindo uma camisa azul com a mensagem "Força, Izquierdo", em espanhol, enquanto o telão do estádio exibiu a mesma frase de apoio.


O presidente do Nacional, Alejandro Balbi, agradeceu publicamente ao São Paulo pelo gesto de solidariedade, destacando o apoio dos jogadores Calleri e Michel Araújo, além do técnico Luis Zubeldía, que se prontificaram a auxiliar a família de Izquierdo. "Muito obrigado ao time paulista pelo gesto sincero e especialmente aos jogadores Calleri, Araújo, e ao técnico Zubeldía", declarou Balbi.


Nascido em Montevidéu, Juan Izquierdo iniciou sua carreira profissional em 2018 pelo Atlético Cerro. O zagueiro passou por diversos clubes, como Peñarol, Montevideo Wanderers e San Luís do México. Em 2023, ele viveu seu melhor momento no Liverpool-URU, onde marcou três gols em 31 jogos, contribuindo para a conquista do Campeonato Uruguaio e da Supercopa Uruguaia. De volta ao Nacional em 2024, Izquierdo atuou em 24 partidas na atual temporada, até o trágico desmaio que resultou em sua morte.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte: Correio do Povo

Comments


bottom of page