O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, será ouvido novamente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (21). O depoimento, marcado para as 14h, será conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes na sala de audiências do tribunal. A oitiva tem como objetivo esclarecer possíveis contradições e omissões identificadas em depoimentos anteriores do militar.
Cid está sob risco de perder os benefícios do acordo de delação premiada firmado em agosto de 2023, após a Polícia Federal (PF) localizar arquivos no computador dele relacionados a um suposto plano de assassinato de autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o próprio Moraes. O militar negou conhecimento sobre o plano em um depoimento na última terça-feira (19), mas a PF afirmou que ele teria ocultado informações, violando os termos da colaboração.
Se a delação for anulada, as informações prestadas por Cid continuarão válidas para as investigações, mas ele perderia benefícios como a redução de pena e poderia retornar à prisão.
O caso está vinculado à Operação Contragolpe, deflagrada pela PF na terça-feira (19), que apura a existência de uma organização criminosa composta majoritariamente por militares das Forças Especiais do Exército. O grupo, conhecido como "kids pretos", é acusado de planejar um golpe de Estado para impedir a posse do governo eleito em 2022.
Durante a operação, cinco pessoas foram presas preventivamente: Mário Fernandes, general da reserva e ex-secretário executivo no governo Bolsonaro; e os tenentes-coronéis Helio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira, Rodrigo Bezerra Azevedo e o policial federal Wladimir Matos Soares. O plano, denominado “Punhal Verde e Amarelo”, teria como data de execução o dia 15 de dezembro de 2022.
O desdobramento do depoimento de Mauro Cid e as decisões de Moraes poderão ter implicações significativas nas investigações e na credibilidade do acordo de delação do militar.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments