top of page

Lula recebe alta hospitalar e seguirá recuperação em casa até quinta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste domingo (15), às 12h22, após cinco dias de internação devido a uma hemorragia intracraniana causada por uma queda doméstica. Usando chapéu e acenando para o público e a imprensa, Lula seguiu para sua residência no Alto de Pinheiros, onde continuará em recuperação até pelo menos quinta-feira (19).


Pouco antes de sair, Lula apareceu de surpresa na coletiva médica acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. Durante o evento, abraçou os médicos, posou para fotos e agradeceu a Deus e à equipe que o acompanhou. “O quadro foi extremamente acima do esperado. Ele está de alta hospitalar”, afirmou a médica Ana Helena Gremoglio.


Apesar da alta hospitalar, o cardiologista Roberto Kalil Filho explicou que Lula ainda necessita de acompanhamento médico e realizará novos exames na quinta-feira, incluindo uma tomografia. Durante o período, o presidente poderá exercer suas atividades, mas deve evitar exercícios físicos. “Ele está estável, caminhando, se alimentando e falando normalmente. O pós-operatório foi muito bom”, declarou Kalil.


Histórico da internação


Lula foi internado na terça-feira (10), após sentir dores de cabeça e realizar exames que identificaram uma hemorragia decorrente de uma queda em outubro. No mesmo dia, passou por uma cirurgia para controlar o quadro. Dois dias depois, foi submetido a um novo procedimento para bloquear o fluxo sanguíneo e prevenir outro hematoma.


Na última sexta-feira (13), o presidente teve o dreno intracraniano removido e publicou um vídeo caminhando pelos corredores do hospital ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale. Nas redes sociais, Lula tranquilizou os brasileiros ao afirmar: “Estou firme e forte! Andando pelos corredores, conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira.”


O presidente permanecerá em São Paulo até os próximos exames, mantendo a rotina de recuperação sob supervisão médica.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comments


bottom of page