O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, nesta terça-feira (07), a demissão do gaúcho Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). A decisão foi sacramentada em uma reunião e será oficializada nesta quarta-feira (08).
Pimenta, jornalista de formação, será substituído por Sidônio Palmeira, publicitário que comandou o marketing da campanha de Lula em 2022. A saída de Pimenta é vista como um reflexo do descontentamento do presidente com os resultados da comunicação do governo, que, para Lula, não tem conseguido transmitir os resultados alcançados e combater as narrativas da oposição.
A polêmica demissão traz à tona a fragilidade do governo, que enfrenta uma série de desafios, como falas equivocadas da primeira-dama Janja, alta do dólar, inflação descontrolada e déficit orçamentário. Desde o final de 2024, nos bastidores de Brasília, a saída de Pimenta já era considerada certa.
Sidônio Palmeira, que iniciou sua trajetória na Bahia, onde liderou campanhas vitoriosas de Jaques Wagner e Rui Costa, se aproximou de Lula durante a campanha de 2022, mantendo uma relação estreita com o presidente. Ele também foi responsável pela campanha de fim de ano do governo, com o conceito "Todo dia a gente faz um Brasil melhor". Sidônio e Pimenta acompanharam juntos, no Palácio da Alvorada, a gravação do pronunciamento de Lula exibido em 23 de dezembro.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
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