top of page

Laudo aponta presença de bactéria em torta fria que causou intoxicação alimentar em Pelotas; intoxicação já afetou 92 pessoas

Os primeiros resultados dos exames sobre os casos de intoxicação alimentar registrados em Pelotas, após o consumo de torta fria de frango no Natal, indicaram a presença da bactéria estafilococos coagulase positiva no alimento. O laudo, divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen), foi confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).


A intoxicação já afetou 92 pessoas, que apresentaram sintomas como febre, náusea, vômito, diarreia e dor abdominal. O alimento foi produzido pela Circulu’s Lanches, lancheria tradicional da cidade.


As cepas isoladas e uma amostra da torta serão enviadas ao Laboratório de Enterotoxinas da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais. O objetivo é verificar se a bactéria produziu enterotoxinas, substâncias responsáveis pelos sintomas gastrointestinais.


O diretor adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marcelo Vallandro, explicou que a presença do microrganismo indica falhas na manipulação ou armazenamento do alimento. “Quando microrganismos que não deveriam estar no alimento são detectados em quantidades suficientes para causar toxinfecção, houve erro no processo”, afirmou.


A Circulu’s Lanches, por sua vez, informou que a Vigilância Sanitária inspecionou o estabelecimento e não encontrou irregularidades. A empresa disse estar conduzindo testes internos e deve divulgar novos resultados na próxima semana.


Alimentos como maionese, palmito e azeitona, além de amostras biológicas de clientes, foram coletados para análise no Lacen. O Bacillus cereus, bactéria comumente encontrada em ambientes, foi detectado em níveis toleráveis e descartado como causa.


A Vigilância Sanitária reforça a importância de seguir boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos para evitar novos casos de intoxicação.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte: GZH

Comments


bottom of page