top of page

Latam retoma voos internacionais de Porto Alegre para Lima e Santiago após enchentes

A Latam retomou nesta semana as rotas internacionais de Porto Alegre para Lima, no Peru, e Santiago, no Chile, ampliando gradualmente as operações no Aeroporto Salgado Filho após as enchentes de maio de 2024. Os voos, que já faziam parte da malha aérea antes do desastre climático, voltaram a conectar a capital gaúcha diretamente a dois importantes destinos sul-americanos.


A volta dos voos para Santiago ocorreu na última sexta-feira (3), quando a aeronave pousou em Porto Alegre às 18h30min, partindo novamente para a capital chilena às 19h15min. Já o primeiro voo vindo de Lima desembarcou na capital gaúcha na manhã de quinta-feira (2), por volta das 7h25min.


Para a publicitária chilena Bruna Hernández, de 24 anos, a retomada das operações foi um alívio. “É bem menor a espera e o deslocamento, que bom que temos esta opção novamente. Do contrário, tem que ir a São Paulo”, disse. Bruna vive em Porto Alegre desde 2022 e comemorou a possibilidade de um trajeto mais curto até sua terra natal.

As rotas para Lima, inaugurada em 2022, e Santiago, que começou a operar em 2023, terão três frequências semanais. A Latam, por enquanto, mantém esses destinos como as únicas operações internacionais a partir do Salgado Filho.


A retomada das operações internacionais começou em 19 de dezembro, com a Copa Airlines reiniciando voos para a Cidade do Panamá. A companhia iniciou com quatro frequências semanais, com expectativa de ampliar para sete. A expansão das operações continua ao longo de 2025. Em 1º de março, a Aerolíneas Argentinas volta a operar cinco voos semanais para Buenos Aires. A TAP retoma a rota Porto Alegre-Lisboa em abril, enquanto a Sky Airlines iniciará voos para Santiago em junho.


A Fraport Brasil, concessionária do aeroporto, informou que as operações aéreas em janeiro atingirão 82% da frequência normal, com 62 voos diários. Em fevereiro, o índice sobe para 88%, e em março, para 86%. A expectativa de passageiros domésticos para janeiro é de 534,5 mil, representando 96% do fluxo pré-enchentes. Nos voos internacionais, o número ainda está em recuperação: 32% da média habitual em janeiro, com 11,1 mil passageiros.


Além da retomada dos voos, o Aeroporto Salgado Filho também ampliou sua área comercial. Desde outubro, dez novas lojas foram inauguradas, oferecendo opções gastronômicas e de lazer, além de uma nova sala VIP. Rodrigo Vieira de Sousa, diretor comercial da Fraport Brasil, destacou a importância das novas operações. “Estamos muito felizes em oferecer novas opções aos passageiros. A diversidade de marcas regionais, nacionais e internacionais reforça o compromisso de proporcionar conforto e uma experiência completa para quem embarca ou desembarca em Porto Alegre”, afirmou.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comentarios


bottom of page