O mês de janeiro se torna decisivo para quem deseja ingressar no Ensino Superior, com o início das inscrições em processos seletivos e a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A espera dos candidatos termina no dia 13 de janeiro, data marcada para a liberação das notas do exame.
A partir do desempenho no Enem, estudantes podem concorrer a vagas em instituições de ensino no Brasil e até em universidades de Portugal. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o principal canal de ingresso, utilizando as notas do exame como critério.
Calendário do Sisu 2025:
Resultado do Enem: 13 de janeiro
Inscrições no Sisu: 17 a 21 de janeiro
Resultado da chamada regular: 26 de janeiro
Matrículas dos aprovados: 27 a 31 de janeiro
Inscrição na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
Podem participar da seleção todos que prestaram o Enem 2024 e obtiveram nota maior que zero na redação. No entanto, os candidatos que realizaram o exame na condição de treineiros não podem concorrer às vagas do Sisu.
Além do Sisu, programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni) também atraem a atenção dos candidatos. O Ministério da Educação (MEC), entretanto, ainda não divulgou o calendário oficial de inscrições para esses programas. Tradicionalmente, as inscrições do Prouni ocorrem no final de janeiro, enquanto o Fies costuma abrir inscrições no início de fevereiro.
A expectativa é de que, nos próximos dias, o MEC anuncie o cronograma detalhado, dando início a mais uma etapa de oportunidades para os estudantes que buscam uma vaga no Ensino Superior.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments