top of page

III Seminário dos Regimes de Previdência Próprios do RS reúne especialistas e debate soluções para déficits atuariais

Nesta terça-feira, 30/07, encerrou-se o III Seminário dos Regimes de Previdência Próprios do Rio Grande do Sul, realizado no auditório do Centro de Eventos em Pelotas. O evento contou com a participação de 256 inscritos provenientes de cidades da zona sul do estado, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, que se reuniram durante dois dias para discutir os desafios enfrentados pelos fundos e regimes de previdência públicos.

"Temos que encontrar soluções para reduzir os déficits dos regimes e financiar as aposentadorias com outras fontes de receita. Para isso, essa troca de experiências aqui é fundamental", destacou Alderi Zanatta, presidente da Associação Gaúcha das Instituições de Previdência Pública (AGIP).


A programação do último dia do seminário incluiu uma série de palestras e painéis. Os temas abordados foram o cenário econômico mundial e o envelhecimento da população, gestão previdenciária com o uso de tecnologias, metas atuariais e investimentos, além de um painel sobre o mercado financeiro e as perspectivas econômicas para o segundo semestre de 2024.

Valdenir Ribeiro, diretor-presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Rio do Sul (SC), compartilhou uma experiência de sucesso em sua apresentação: "Somos um regime de previdência que saiu de um déficit atuarial de R$ 225 milhões em 2023 para um superávit de R$ 26 milhões em 2024. Estamos aqui para essa troca de experiências, explicar como fizemos e como pode dar certo".


O evento foi organizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel) e pela AGIP, com o apoio da CDL Pelotas. "Pelotas é um exemplo de gestão previdenciária no que tange à organização, concessão de benefícios e investimento no mercado de capitais. Para nós, é um orgulho organizar um evento deste porte durante a 30ª Fenadoce", afirmou Berenice Nunes, diretora-presidente do Prevpel.


O seminário proporcionou um espaço valioso para a troca de conhecimentos e estratégias entre os participantes, visando a melhoria e sustentabilidade dos regimes de previdência próprios em todo o país.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Foto: Alair Júnior

留言


bottom of page