Em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização da violência contra a mulher, a Secretaria de Assistência Social de Herval realizou, nesta quarta-feira (14), uma roda de conversa com diversas mulheres do município. O encontro teve como objetivo principal promover a conscientização sobre as diferentes formas de violência que afetam as mulheres, além de discutir os mecanismos de defesa disponíveis.
Durante o evento, foram debatidos os tipos de violência doméstica e familiar, como a física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. A iniciativa também contou com a participação da escrivã da Polícia Civil de Herval, Tamira, que apresentou às participantes estratégias e ferramentas para garantir que o acesso aos mecanismos de proteção seja efetivo, transformando o acesso formal em real.
A campanha Agosto Lilás foi criada em 2016, em referência à Lei Maria da Penha, que completa 18 anos em 2024. A lei foi um marco na luta pelos direitos das mulheres, proporcionando amparo e proteção contra diversos tipos de violência. A roda de conversa em Herval reforçou a importância da informação e do suporte da rede de proteção para a segurança e o bem-estar das mulheres.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Foto: Divulgação
Comments