Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, a Prefeitura de Herval promove uma série de atividades culturais e educativas durante toda esta semana. A programação, que teve início na segunda-feira (24), é voltada para as escolas do município, com o intuito de estimular o debate sobre o racismo estrutural e promover a reflexão sobre a contribuição da cultura afro-brasileira.
A Semana da Consciência Negra de Herval começou com oficinas e exposições nas Escolas Padre Libório Poersch e IEE São João Batista. Os artistas locais Jonas Fernando Santos e Maria de Fátima Duarte Santos conduziram a exposição "Percurso Africano", enquanto o Mestre Jarão ministrou uma oficina de Capoeira, e Mara Lemos apresentou o trabalho de artesanato.
A ação é promovida pela Prefeitura de Herval, por meio das Secretarias de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e de Educação, com o apoio das escolas, com o objetivo de engajar a população no combate ao racismo e na valorização da cultura afro-brasileira.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: ASCOM Herval
Comments