O município de Herval deu um passo importante para a melhoria da educação com a adesão ao programa "Escola em Tempo Integral" (ETI) do Governo Federal em 2024. O programa oferece subsídios aos municípios para ampliar o atendimento educacional, com o objetivo de cumprir parte da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, que visa que 25% dos alunos da rede pública estejam em tempo integral até este ano, com permanência de sete horas diárias, totalizando 35 horas semanais.
Em conformidade com o programa, a Secretaria Municipal de Educação implantou 32 vagas no município, que foram disponibilizadas na EMEF Carolina Sais, transformando a escola em uma instituição de tempo integral. Atualmente, a unidade escolar conta com 39 alunos, abrangendo desde a educação infantil até o ensino fundamental. A escola oferece atividades diversificadas e estruturadas, incluindo oficinas de projeto de vida, matemática financeira, sustentabilidade e educação ambiental, além de literatura infantojuvenil e criação, com o objetivo de promover um currículo significativo e alinhado às necessidades da comunidade local.
Para a implementação efetiva do programa, o município criou o Comitê Municipal de Educação em Tempo Integral de Herval, composto por representantes dos professores de diversos níveis de ensino, gestores escolares, pais, além de representantes do Conselho Municipal de Educação, do Conselho da Merenda Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, e outros órgãos ligados ao transporte escolar, inclusão e ao Cacs Fundeb. O comitê tem como objetivo discutir e elaborar a Política Pública de Educação em Tempo Integral, com foco em uma educação humanitária, igualitária, diversificada, equitativa e democrática, que atenda às demandas específicas do território.
Após vários encontros de construção coletiva, o documento que formaliza a política está pronto e será submetido à aprovação do Conselho Municipal de Educação. Após a deliberação, o documento será encaminhado ao executivo municipal e legislativo para formalizar a política como uma ação oficial do município. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação já pactuou para 2025 a criação de 30 novas vagas, que atenderão à Educação Infantil e à Pré-escola. A ampliação de vagas seguirá um plano gradativo, sempre com o objetivo de expandir o atendimento integral na educação.
Essa iniciativa representa um avanço significativo para o município, buscando garantir uma educação de qualidade para todos os alunos de Herval, com o apoio de recursos federais e o comprometimento da comunidade escolar.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: ASCOM Herval
Comentarios