O tratamento dado pelo Grêmio ao jogo de amanhã contra o Juventude é, sem dúvida, diferenciado e envolve esforços significativos para garantir que jogadores convocados para suas seleções, como Aravena, Soteldo e Villasanti, possam atuar. O clube, embora não tenha conseguido modificar a data da partida para quinta-feira ou para o dia seguinte ao encerramento da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, recorreu a mobilizações fora de campo, inclusive com o apoio do empresário Celso Rigo, parceiro de longa data do clube.
Nas primeiras horas desta quarta-feira, um jatinho cedido por Rigo iniciará um voo de mais de 4 mil quilômetros para buscar os três jogadores que, até o momento, têm compromissos pelas Eliminatórias, com o primeiro trecho passando por Santiago (onde Aravena e Soteldo se enfrentam) e depois seguindo para Assunção, para pegar Villasanti, que estará em El Alto, na Bolívia. O objetivo é que todos estejam disponíveis para a partida contra o Juventude, mesmo com os riscos de desgaste físico, já que os atletas atuam pela manhã e precisam ser recuperados rapidamente.
O fisioterapeuta do Grêmio, Ingrael do Amaral, será responsável por aplicar recursos fisioterapêuticos durante a madrugada, utilizando botas pneumáticas de compressão e outros mecanismos de liberação miofascial para otimizar a recuperação dos atletas. No entanto, conforme alerta o fisiologista José Leandro, a recuperação completa de micro lesões musculares requer, idealmente, 48 horas, e utilizar os jogadores sem o tempo adequado pode comprometer o desempenho deles em campo. “São recursos paliativos que ajudam, mas a recuperação individual depende muito do tempo e das condições de cada atleta”, afirma Leandro.
No entanto, o técnico Renato Portaluppi, ao tomar conhecimento dos detalhes do voo e das condições dos atletas, fará o possível para utilizar o trio de jogadores. Caso não seja possível contar com eles, opções como Pepê, Edenilson e Pavón devem entrar em campo. O treinador fará a definição do time na terça-feira, ajustando os últimos detalhes para tentar evitar os riscos envolvidos e ainda assim otimizar o desempenho da equipe.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
ความคิดเห็น