top of page

Governador Eduardo Leite visita fábrica em Santo André e destaca doação de 200 casas para vítimas das enchentes no RS

O governador Eduardo Leite visitou, na manhã do último sábado (3), a fábrica do Grupo Innova Steel em Santo André (SP), que fará a doação de 200 casas definitivas para os atingidos pela enchente de maio no Rio Grande do Sul. As novas unidades se somam às 405 casas que serão construídas com um investimento de R$ 56,4 milhões do Tesouro do Estado e às 38 doadas pelo Ministério Público gaúcho.


O total de casas confirmadas até o momento pelo programa A Casa É Sua – Calamidade, gerido pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), chega a 643. O programa faz parte do Plano Rio Grande, que aborda os efeitos das enchentes em três eixos: ações emergenciais, ações de reconstrução e planejamento para o futuro do estado.


Durante a visita, o governador Eduardo Leite destacou a importância da ação do Grupo Innova Steel, não apenas pela solidariedade com as famílias desabrigadas, mas também pelo impacto positivo na economia local com a instalação de uma fábrica para montagem das unidades. “Esse esforço coletivo, aliado ao trabalho intenso das nossas equipes para agilizar os processos, permitirá que possamos devolver lares e condições dignas de moradia à nossa população”, afirmou Leite.


As 200 casas doadas pelo Grupo Innova Steel serão distribuídas entre os municípios de Cruzeiro do Sul (100), Igrejinha (50) e São Sebastião do Caí (50). O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, já vistoriou os terrenos disponibilizados pelas prefeituras, que estão concluindo a preparação das áreas para o início das obras nas próximas semanas. A doação, nomeada RennovaSul pelo Grupo Innova Steel, é realizada em parceria com o Instituto Bandeirantes.


A previsão é que as casas sejam construídas em até 120 dias a partir da entrega da fundação. A produção dos componentes já iniciou na fábrica em São Paulo e parte será realizada diretamente no Rio Grande do Sul, impulsionando a economia local. As moradias utilizarão a tecnologia steel frame, que inclui perfis de aço para a estrutura e chapas cimentícias e de gesso para o fechamento, proporcionando eficiência acústica e térmica.


Caroline Siqueira, sócia-fundadora e vice-presidente da Innova Steel, ressaltou a urgência na entrega das casas. “Nossa tecnologia permite que as pessoas recebam suas próprias casas em menos de quatro meses, o que é crucial para aqueles que ainda estão em abrigos ou na casa de parentes”, afirmou Siqueira.


As casas terão uma área de 36 metros quadrados, com cozinha integrada à sala de estar, dois quartos e um banheiro. O custo estimado para as moradias é de cerca de R$ 22 milhões. Para arrecadar fundos adicionais e mobiliar as casas, o RennovaSul realizará um leilão beneficente em agosto, com itens doados por celebridades e empresas, no Sheraton São Paulo, no dia 19.


A visita também contou com a presença do prefeito de Santo André, Paulo Serra, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Santo André, Ivo de Lima, a secretária-adjunta, Roberta Rissardi Todesco, a diretora-geral da BandRS, Lisiane Russo, e o sócio-fundador e CEO do Grupo Innova Steel, Heverton Cardoso.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte e foto: ASCOM Governo do Estado do RS

Comentarios


bottom of page