top of page

Governador destaca integração e agradece apoio de bombeiros de todo o país no enfrentamento às enchentes

Na manhã desta terça-feira, 27 de agosto, o governador Eduardo Leite participou da abertura da reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), realizada em Garibaldi, na Serra Gaúcha. No evento, Leite ressaltou a importância da integração entre as corporações de bombeiros em todo o país e expressou seu agradecimento pelos serviços prestados por bombeiros de diversos estados durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio.


“O gesto de apoio ao nosso Estado teve um impacto prático com a chegada de equipamentos e mais de 1.000 militares que foram essenciais no salvamento de vidas. Além disso, o apoio moral à nossa população e aos colegas do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) foi fundamental para a nossa recuperação e o Plano Rio Grande”, afirmou Leite.


Durante o encontro, que vai até quarta-feira, 28 de agosto, os comandantes dos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil avaliarão as ações realizadas durante o evento climático de maio, com o objetivo de identificar boas práticas e pontos de aprimoramento para melhorar a cooperação interestadual em futuras emergências.


Mais de 1.100 bombeiros de diferentes estados participaram das missões de resgate, combate a incêndios e busca em Cruz Alta e outras localidades do Rio Grande do Sul. A presença de equipes, incluindo cães farejadores e aeronaves, foi crucial, com alguns contingentes permanecendo no estado após o evento para auxiliar nas buscas.


O coronel Eduardo Rodrigues, comandante-geral do CBMRS, destacou a importância da distribuição estratégica das tropas e da cooperação com universidades para desenvolver novas tecnologias de gestão operacional. “Estamos trabalhando para aprimorar a eficácia dos nossos esforços, incluindo a distribuição de tropas e o desenvolvimento de sistemas e tecnologias”, afirmou Rodrigues.


O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, elogiou a atuação conjunta em nível nacional, ressaltando a importância da parceria na mobilização de recursos para ajuda humanitária. “Essa integração mostra que a segurança pública transcende fronteiras e reflete na efetividade das operações de salvamento”, comentou Caron.


O coronel Washington Luiz Júnior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e presidente do Ligabom, enfatizou a necessidade de institucionalizar o Ligabom no Ministério da Justiça e da Segurança Pública para melhorar a mobilização nacional. “A articulação entre os comandantes, com o apoio do ministério, pode acelerar a disponibilização de recursos onde são mais necessários”, disse.


Durante a cerimônia, diversas autoridades civis e militares foram homenageadas pelo seu papel na superação dos desafios impostos pelas enchentes. Leite e Caron receberam o Troféu Dom Pedro II e a Medalha de Mérito Nacional do Ligabom. Outras autoridades, como o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Paim, e o chefe da Casa Militar, coronel Luciano Boeira, também foram agraciados.


O presidente do Ligabom e os comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros receberam a Medalha do Mérito de Salvamento, entregue pelos bombeiros mirins do CBMRS.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte: ASCOM Governo RS

Comments


bottom of page