O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) participou, nesta quinta-feira, de uma operação nacional destinada a desarticular uma rede criminosa envolvida na produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil. A operação, denominada "Lobo Mau", incluiu o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma residência no Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, com apoio de peritos criminais e policiais civis gaúchos.
Coordenada pelo GAECO do Ministério Público de São Paulo e pela Polícia Civil paulista, a operação abrange 20 Estados e o Distrito Federal, com a emissão de 94 mandados de busca e um de prisão. Até o final da manhã, 23 suspeitos foram presos. A ação conta com o suporte da Homeland Security Investigations (HSI) e da Embaixada dos Estados Unidos, formando uma força-tarefa dedicada ao combate à exploração sexual infantil na internet.
Segundo o Ministério Público de São Paulo, a investigação revelou que os criminosos abordavam crianças e adolescentes em diversas plataformas digitais, induzindo-as a produzir conteúdo sexual. O material era então compartilhado em grupos privados em aplicativos de mensagens. A operação mobilizou especialistas das Polícias Civis e dos Ministérios Públicos de diversos estados, além da Polícia Militar em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Commentaires