A MetSul Meteorologia alerta que a fumaça das queimadas na região amazônica voltará a impactar o Sul do Brasil durante a segunda metade desta semana, com destaque para o Rio Grande do Sul. A presença da fumaça poderá causar redução na visibilidade e prejudicar a qualidade do ar em diversas áreas do estado.
De acordo com os modelos meteorológicos, um denso corredor de fumaça, formado pelo grande número de queimadas que estão ocorrendo na Amazônia e em países vizinhos, se desloca em direção ao Sul do Brasil. Esse corredor percorre milhares de quilômetros, passando pela Bolívia, Paraguai e Nordeste da Argentina, até atingir o Rio Grande do Sul.
O fenômeno será trazido por uma corrente de jato em baixos níveis, uma faixa de vento a cerca de 1.500 metros de altitude, que transporta o ar tropical e a fumaça para o território gaúcho. Esse vento quente e seco também contribuirá para a elevação das temperaturas no estado, especialmente na sexta-feira (30) e sábado (31), quando algumas cidades poderão registrar marcas próximas ou acima dos 30°C.
Essa não será a primeira vez que a fumaça da Amazônia chega ao Sul do Brasil em agosto. No início do mês, um corredor semelhante atingiu os estados da região, causando redução de visibilidade e tingindo o sol de laranja e vermelho. A névoa formada pela fumaça cobriu diversas cidades, repetindo um fenômeno que ocorre quando as correntes de vento passam a soprar do Norte.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: MetSul Meteorologia
Commenti