Nesta semana, a Secretaria Municipal de Cultura de Arroio Grande divulgou a proposta vencedora para a realização de um festival de curtas-metragens no município. O projeto “CorreCinema – Festival Itinerante de Cinema Interiorano”, de autoria de Felipe Cremonini, foi selecionado para ocorrer entre os dias 7 e 10 de novembro de 2024, com um orçamento de R$ 60 mil.
O “CorreCinema” dá continuidade ao trabalho do Coletivo Misturagens de Mundos (MDM), que desde 2020 tem promovido o acesso às artes audiovisuais em cidades do interior do Brasil. O festival destacará curtas-metragens produzidos em cidades interioranas e incluirá a mostra especial “Cinema na Escola”. Esta mostra é dedicada a filmes realizados por professores e alunos de todo o Brasil, valorizando o uso do cinema como ferramenta pedagógica e criativa.
Além do festival, a Secretaria Municipal de Cultura publicou um edital para a formação em Artes, atendendo à exigência da Política Nacional Aldir Blanc de destinar 20% dos recursos a ações em regiões periféricas. O Ateliê da Laje – Zé Darci foi o proponente selecionado para realizar oficinas de dança afro, sopapo, capoeira, artesanato, pintura e desenho entre agosto e setembro. O edital alocou R$ 20 mil para beneficiar moradores dos bairros Branco Araújo, Coca e Vidal.
Para mais informações sobre os editais e atividades culturais em Arroio Grande, acesse o site oficial da Secretaria Municipal de Cultura: www.cultura.arroiogrande.rs.gov.br.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: Jornal Tradição
Comments