top of page

Feira do Livro de Pelotas celebra 50 anos e homenageia José Luis Marasco Cavalheiro Leite, pai do governador Eduardo Leite

A praça Coronel Pedro Osório, em Pelotas, se tornou ponto de encontro para os amantes da literatura com o início da 50ª Feira do Livro, aberta oficialmente nesta quinta-feira (31). O evento, que segue até 17 de novembro, conta com a presença de autores, leitores e, nesta edição, tem como patrono o professor José Luis Marasco Cavalheiro Leite, pai do governador Eduardo Leite, que participou da cerimônia de abertura. A feira, organizada pela Câmara Pelotense do Livro, é uma das mais tradicionais do Estado e traz como tema “Conectando Gerações, Construindo Futuros”, reforçando o papel da leitura na união de gerações.


Durante a abertura, o governador Eduardo Leite fez um discurso emocionado, homenageando o pai e relembrando a importância do hábito da leitura em sua formação pessoal e profissional. “É motivo de orgulho e uma alegria que não consigo traduzir em palavras poder estar nesta 50ª edição da feira homenageando meu pai, que sempre estimulou o hábito da leitura e a busca pelo conhecimento”, disse Leite, compartilhando histórias sobre a influência de Marasco em sua vida. Ele também destacou a relevância dos eventos literários para as novas gerações em tempos de apelo digital, ressaltando que a leitura amplia a visão de mundo, estimula a criatividade e incentiva a busca pelo conhecimento.


O patrono da feira, José Luis Marasco Cavalheiro Leite, é advogado e professor aposentado de Direito, com vasta carreira acadêmica e como autor de obras jurídicas e literárias. Em sua fala, Marasco recordou sua longa história com a Feira do Livro de Pelotas, da qual participa desde a primeira edição, e enfatizou o impacto profundo que os livros tiveram em sua vida. “O livro, personagem principal deste evento, penetrou profundamente em minha vida. Através de suas páginas, vivi a vida de tantos, em tantos tempos. Os livros preencheram-me com muitas e variadas preciosidades, alimentaram em mim também uma incessante e sempre insatisfeita curiosidade”, declarou o patrono, reforçando o poder transformador da leitura.


A Feira do Livro de Pelotas segue até 17 de novembro, com uma programação que inclui palestras, sessões de autógrafos, apresentações culturais e atividades voltadas ao incentivo à leitura, celebrando meio século de história e conexão entre gerações através da literatura.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Foto: Vitor Rosa


Comentarios


bottom of page