top of page

Expectativa de intenso movimento nas estradas do Rio Grande do Sul no período natalino

O período natalino promete movimentar intensamente as estradas do Rio Grande do Sul, com a previsão de um fluxo significativo de veículos nas rodovias. Apenas nas estradas administradas pela CCR ViaSul, estima-se que cerca de 1,2 milhão de veículos passem pelos principais trechos entre os dias 20 e 25 de dezembro, sendo mais de 345 mil veículos na Freeway.


Na sexta-feira (20), a direção ao Litoral Norte deve registrar 45 mil automóveis, com um aumento para 46 mil no sábado (21). Nos dias seguintes (22, 23 e 24), o fluxo deve cair para cerca de 20 mil veículos por dia, mas no dia de Natal (25), o tráfego deve voltar a atingir 45 mil veículos. No sentido oposto, rumo à Região Metropolitana, a previsão é de quase 30 mil motoristas na sexta e sábado, com fluxo reduzido nos dias subsequentes e um aumento para cerca de 36 mil veículos no Natal.


Além disso, na BR-386, o movimento total está estimado em 155 mil veículos, sendo 80 mil em direção ao interior do Estado e 75 mil com destino à capital gaúcha.

Para evitar os horários de maior congestionamento, a CCR ViaSul recomenda que os motoristas planejem suas viagens. Os horários de menor tráfego incluem:


Quinta-feira (19): antes das 18h.

Sexta-feira (20): antes das 8h e após as 20h.

Sábado (21): a partir das 13h.

Domingo (22): a partir do meio-dia.

Segunda e terça-feira (23 e 24): trânsito normal ao longo do dia.

Quarta-feira (25): antes das 15h.


A CCR ViaSul também alerta que, apesar do fluxo intenso, não está prevista a liberação do acostamento na Freeway, salvo situações excepcionais que serão avaliadas pela concessionária, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Caso a liberação ocorra, o tráfego no acostamento será permitido apenas com os piscantes amarelos acionados, limitado a 70 km/h e restrito a caminhões.


A concessionária reforça que trafegar no acostamento sem liberação é infração gravíssima, sujeita à multa de R$ 880,41 e a perda de 7 pontos na CNH.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comments


bottom of page