A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul abriu o período de matrículas e transferências para o ano letivo de 2025 na rede pública estadual. De 6 a 19 de janeiro, estudantes podem realizar pré-matrículas para o 1º ano do Ensino Fundamental e Médio, além de vagas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e na modalidade normal, tanto no curso regular quanto no de aproveitamento de estudos.
Durante o mesmo período, será possível solicitar transferências para alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º e 3º ano do Ensino Médio, abrangendo estudantes vindos de outras escolas estaduais ou redes de ensino. O processo é feito de forma online, pelo site da Secretaria da Educação (Matrículas/Chamada Pública).
A designação das escolas segue critérios que priorizam a proximidade da residência do aluno, além da menor idade. Ao solicitar transferência, é possível indicar até três opções de escolas, em ordem de preferência.
Inclusão e uniformes
No momento da efetivação da matrícula, estudantes com mais de 16 anos ou responsáveis por menores de idade podem preencher a autodeclaração étnico-racial. A medida visa atualizar dados do Censo Escolar, contribuindo para o desenvolvimento de políticas educacionais mais inclusivas.
Até 15 de janeiro, os responsáveis também podem solicitar, através do site da Secretaria, os tamanhos dos uniformes escolares. Os pedidos podem ser feitos nas escolas em que os alunos estiverem matriculados.
Cronograma de Matrículas:
6/1 a 19/1 – Inscrição para pré-matrícula e transferências
30/1 a 7/2 – Confirmação presencial da matrícula na escola designada, com a apresentação de documentos obrigatórios
Documentação exigida:
- CPF e certidão de nascimento ou RG do aluno
- CPF e documentos do responsável
- Comprovante de residência
- Número de Identificação Social (NIS)
- Cartão Nacional de Saúde (CNS)
- Carteira de vacinação
O processo reforça o compromisso do Estado com o acesso à educação, garantindo organização e transparência nas matrículas e transferências da rede pública.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments