Na manhã deste domingo (13), a 98ª Expofeira de Pelotas encerrou suas atividades com o tradicional Desfile dos Campeões na pista central do parque Ildefonso Simões Lopes. Os melhores exemplares de raças ovinas, bovinos de leite e equinos desfilaram para o público, demonstrando a excelência que os consagrou como os melhores da feira.
O último dia do evento atraiu milhares de visitantes, lotando o parque e consolidando o sucesso da feira, que, ao longo da semana, mesmo com três dias de chuva, recebeu cerca de 130 mil pessoas. Os seis remates realizados até a noite de domingo movimentaram R$ 3,1 milhões em negócios, e o Pavilhão da Agricultura Familiar registrou R$ 114,5 mil em vendas.
Entre as atrações mais procuradas, o desfile dos campeões, o concurso de assado de carne de ovelha e as atividades na Fazendinha e na Escolinha do Agro encantaram os visitantes. A professora Ângela dos Santos, que visitou a feira pela primeira vez com sua filha Clara, de sete anos, destacou o impacto positivo das atividades voltadas para crianças. "Viemos por recomendação de uma vizinha e a Clara adorou ver os animais de perto", contou.
A Fazendinha e a Escolinha do Agro foram grandes sucessos desta edição, recebendo mais de 1,8 mil crianças. Marina Silveira, presidente da Comissão Jovem do Sindicato Rural de Pelotas, celebrou o impacto educativo do projeto. "Nosso objetivo era transmitir a importância do trabalho do produtor rural, e acredito que conseguimos isso", afirmou.
A inovação também marcou a 98ª Expofeira com o lançamento da primeira inteligência artificial tridimensional voltada ao agronegócio brasileiro, a Terra Campos, que interagiu com o público e desmistificou temas relacionados ao setor ao longo da semana.
Além dos negócios, a programação de domingo celebrou as tradições gaúchas, com destaque para o julgamento morfológico da raça crioula e o 1º Concurso de Assado de Carne de Ovelha, vencido pela equipe de Igor Rafael Ribeiro Teixeira.
O presidente da Associação Rural de Pelotas, Augusto Rassier, destacou a diversidade do evento e seu sucesso em atender às expectativas econômicas, sociais e culturais. "Nosso compromisso foi cumprido ao criar um espaço para negócios e inovação, além de proporcionar uma importante contrapartida cultural para a comunidade, principalmente com a participação de mais de três mil crianças na feira", concluiu Rassier.
A 98ª Expofeira de Pelotas encerrou com saldo positivo, consolidando-se como um dos principais eventos agropecuários do Rio Grande do Sul.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments