A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência na cidade de Pelotas, duramente atingida por intensas chuvas em setembro deste ano. Com o reconhecimento, o município está autorizado a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil e recuperação.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, explicou como os repasses federais podem ser utilizados. "Os recursos podem ser empregados naquele primeiro momento do desastre para assistência humanitária, fornecendo kits de higiene, alimentação e reestabelecendo serviços essenciais para as pessoas afetadas", afirmou. Além disso, os recursos poderão ser direcionados para a reconstrução de infraestruturas públicas e habitações danificadas.
O Rio Grande do Sul já conta com 475 reconhecimentos federais de situação de emergência em vigor, sendo 440 por chuvas intensas, 13 por inundações, 12 por enxurradas, cinco por alagamentos e cinco por vendavais. Pelotas agora se junta à lista de cidades gaúchas que enfrentam as graves consequências dos desastres climáticos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Foto: Jô Folha/Diário Popular
Comments