Desde a última quinta-feira (9), Daniela Brizolara (PSOL) assumiu interinamente o cargo de prefeita de Pelotas, tornando-se a primeira mulher negra a ocupar o posto na história do município. O prefeito Fernando Marroni está afastado por questões familiares e retorna à função na próxima segunda-feira (13).
Na agenda desta sexta-feira (10), Daniela participa da posse da nova reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e realiza despachos administrativos.
Daniela é uma figura de destaque na cultura local. Cantora, compositora e professora de Artes com habilitação em Música pela UFPel, ela possui uma trajetória consolidada no samba e na MPB, com apresentações em festivais como o Reponte da Canção e a Tafona. Também idealizou projetos culturais inclusivos, como oficinas gratuitas de violão e canto.
Antes de ser eleita vice-prefeita, Daniela foi presidente do Conselho Municipal de Cultura de Pelotas, assessora na Câmara de Vereadores e coordenadora do Emancipa, movimento social de educação popular. Ela também é cofundadora do Grupo de Cantos Sagrados Ojuobá, que promove a cultura afro-brasileira e africana e combate o preconceito.
Daniela é a terceira mulher a assumir a Prefeitura de Pelotas, seguindo os passos de Diosma Martinez Nunes e Paula Mascarenhas, que ocuparam o cargo em ocasiões anteriores. Sua atuação reafirma a importância da representatividade e do protagonismo feminino e negro na política local.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Commentaires