Termina na próxima sexta-feira, 30 de agosto, o prazo para os contribuintes dos 399 municípios gaúchos afetados pela enchente de maio de 2024 acertarem suas pendências com a Receita Federal. Essa prorrogação faz parte das medidas de apoio implementadas para o Rio Grande do Sul após o desastre natural. Além do prazo estendido, todos os contribuintes desses municípios foram priorizados nos lotes de restituição do imposto de renda.
Até o dia 28 de agosto, 95% das declarações esperadas no estado já haviam sido enviadas, totalizando 2.867.507 declarações. Contudo, na capital, Porto Alegre, o ritmo de entrega tem sido mais lento, com 12% das declarações ainda pendentes.
A Receita Federal disponibiliza em seu site a atualização diária das declarações enviadas por município. A data final para o envio é sexta-feira, dia 30 de agosto, não sendo prorrogada para o dia 31.
Para agilizar o processo e evitar erros de digitação de última hora, a recomendação é utilizar a declaração pré-preenchida. No entanto, é fundamental que o contribuinte revise todas as informações antes do envio, garantindo que estejam corretas e, se necessário, realizando as devidas correções.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Correio do Povo
Comments